jusbrasil.com.br
18 de Setembro de 2019

Como valorizar um imóvel e aumentar sua segurança ?

Vai comprar, vender, alugar, incorporar, herdar um imóvel? Além de segurança, estar totalmente regularizado agrega (e muito) valor ao bem, não só financeiro.

Campos Costa e Lôbo Advogados, Advogado
há 19 dias


Vai comprar, vender, alugar, incorporar, herdar um imóvel? Além de segurança, estar totalmente regularizado agrega (e muito) valor ao bem, não só financeiro, pois lhe permitirá aproveitar oportunidades que surgirão, pois todos sentem-se muito melhor em ter contato com algo que garanta segurança, previsibilidade e potencial de manter sua valorização ao longo do tempo.

Estar regularizado não é simplesmente ter uma matrícula no Cartório de imóveis e o IPTU quitado. O imóvel deve também atender a várias regras jurídicas, desde as de natureza cartorárias e notariais, até as normas da legislação urbanística e ambiental, sob pena de o negócio ficar suspenso até a regularização das pendências ou de não conseguir vender por um valor maior.

Conforme o tipo de transação ou negócio que se pretende fazer com o bem, podem ser exigidos níveis maiores de “regularização”: Muita gente sabe que, caso se pretenda financiar um imóvel utilizando-se crédito bancário, só será possível se o imóvel estiver devidamente registrado no Cartório de imóveis. É imprescindível, por exemplo, que a descrição detalhada do bem atualmente.

Além disso, estando devidamente registrado, o nível de segurança para os interessados será muito maior, seja para ter como se defender de eventuais demandas de terceiros que se digam, supostamente, donos; seja para se evitar aplicação de multas ou embargos por órgãos públicos; ou, em caso de sucessão, garantir que a transmissão do bem só se efetivará após o devido registro, que dificulta que um dos herdeiros venda o imóvel através de um contrato particular mesmo sem ter autorização dos demais. O patrimônio recebido por herança também será mais seguro para ser usufruído ou negociado.

Se seu imóvel estiver regularizado, será muito mais fácil evitar os inúmeros problemas que podem surgir, além de facilitar bastante a realização de muitos negócios e projetos com segurança e agregar valor ao seu bem.

Consultar um especialista na área para avaliar as melhores opções para cada caso é proporciona uma série de vantagens, principalmente economia de tempo e dinheiro, além de evitar transtornos que a condução por si próprio ou um advogado que não tem um conhecimento específico da área pode causar.

#regularizaçãoimobiliária #direitoimobiliário #imóveis #valorizeseuimóvel #advogadoimobiliário #compradeimóveis #negóciosimobiliários #regularizaçãodeimóveis #direitourbanístico #registrodeimóveis #vendadeimóveis #investimentoemimóveis

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)