Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Por que fazer um planejamento previdenciário?

Economia de tempo e dinheiro, segurança muito maior para seus benefícios, oportunidade de viver com tranquilidade.

há 5 anos

Parece que a frase, atribuída à Confúcio, nos relata que, há muito tempo, as pessoas se preocupam em visualizar uma perspectiva futura em suas vidas. Em termos de previdência, o cuidado não deixa de ser o mesmo.Com base nas minhas atuais contribuições, em quanto tempo devo me aposentar? Qual valor inicial está projetado para que eu receba? Será que poderia me aposentar em menos tempo e/ou com maiores valores a receber?Assim como fazemos um planejamento de gastos domésticos, ou até mesmo quando nos programamos para uma viagem próxima, o planejamento previdenciário visa que o segurado obtenha um panorama geral das expectativas futuras, só que em termos de aposentadoria.Ele é um verdadeiro serviço de organização e de preparação "pré-aposentadoria", que visa a garantir que o trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível.Assim, é possível ter a real noção da importância do tempo e do valor das contribuições, e também compreender tudo que impacta negativamente no acúmulo para uma reserva satisfatória — que garanta bons anos de descanso após o ciclo de vida produtivo de uma pessoa, principalmente sob a perspectiva da iminente reforma previdenciária.Desse modo, esse tipo de planejamento permite uma organização proativa da vida contributiva, evitando prejuízos com recolhimentos ou com contribuições abaixo dos valores exigidos.Para quem não sabe, existem alguns erros e inconsistências que impactam negativamente o montante que será a base de cálculo da aposentadoria. Por exemplo:

• recolhimentos desnecessários que acabam se tornando investimentos perdidos;

• contribuições abaixo do valor obrigatório;

• uso de código errado para registrar os recolhimentos;

• períodos com contribuição normal, mas sem o respectivo registro formal junto ao INSS;

• atividades insalubres (que aumentam o tempo de contribuição) que não são contabilizadas administrativamente. O planejamento previdenciário permite que o trabalhador visualize como será o seu futuro, em termos de aposentadoria, e quais ações podem ser tomadas para atingir um determinado objetivo, como o recebimento de um benefício que alcance a quantia desejada pelo indivíduo. Que tal planejar seu futuro hoje?

Autoria: Aman Costa - Sócio do Campos, Costa & Lôbo advogados

# advocacia # previdência # reforma-da-previdência # planejamento-previdenciário # direito-previdenciário # CCLadv # advocacia-previdenciária # contribuição-previdenciária # advogadoprevidenciárioemsalvador

  • Sobre o autorConsultoria e assessoria jurídica surpreendente.
  • Publicações38
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-fazer-um-planejamento-previdenciario/743900738

Informações relacionadas

Vitor Lima, Advogado
Artigosano passado

Preciso da assinatura do meu cônjuge para vender um imóvel particular ou de herança?

Sergio Eduardo Martinez, Advogado
Artigoshá 9 anos

A venda e a doação de imóvel de ascendente a descendente: possibilidades e consequências

Roldan Alencar, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Alvará judicial para levantamento de FGTS e PIS/Pasep

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já fui servidor público, funcionário na iniciativa privada e, atualmente, sou autônomo. Olhei que tenho vários números de PIS e que os percentuais de recolhimento variaram ao longo do tempo. Precisarei ver se, realmente, estou pagando com o código correto e se será possível antecipar minha aposentadoria.
Ótimo texto, resumiu muitos pontos duvidosos. continuar lendo